“Rota da Cal” é o nome da próxima atividade integrada no conjunto de caminhadas e passeios intitulado “Pelos Campos de Salúquia”.

Promovida pela Câmara Municipal de Moura, a iniciativa realiza-se no próximo dia 24 de maio, em Moura, com um percurso de 9 Km, com grau de dificuldade fácil/moderado. A concentração está marcada para as 08:30, junto da Bica de Santa Comba.

No concelho de Moura, as pedreiras de calcário tiveram, durante séculos, um papel fundamental na economia rural e na atividade construtiva da região. Estas explorações forneciam a matéria-prima essencial para os tradicionais fornos de cal, estruturas artesanais onde o calcário era transformado em cal viva através de processos de cozedura a altas temperaturas.

O percurso proposto, guiado por José Gonçalo Valente, levará os participantes pelos antigos locais de extração de calcário, permitindo conhecer uma atividade que marcou profundamente a paisagem e a economia rural da região.

A participação na atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deve ser realizada até 22 de maio para os seguintes contactos: moura.turismo@cm-moura.pt | 285 251 375.