Santo Aleixo da Restauração vai assinalar a Restauração da Independência, ocorrida em 1 de Dezembro de 1640. A efeméride tem um significado especial para os santoaleixenses, que desempenharam um papel fundamental, na guerra contra Espanha.
O povo de Santo Aleixo da Restauração desempenhou um papel fulcral nas batalhas contra os espanhóis, um feito que é recordado e homenageado no monumento situado na Praça da Restauração, nesta freguesia do concelho de Moura, assim como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.
As celebrações de 1 de dezembro, organizadas pela Câmara Municipal de Moura e pela Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, visam destacar a bravura dos santoaleixenses nas lutas pela independência.
O programa deste ano inicia-se às 09:30, na Igreja de Santo Aleixo da Restauração, com a realização de uma missa de Ação de Graças pela Restauração de Independência e em sufrágio pelos Heróis da Restauração (celebrada pelo Bispo da Diocese de Beja e com a participação do Grupo de Cantares Alentejanos da GNR). Segue-se a receção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense, na Praça da Restauração, e, depois, o Içar da Bandeira. De seguida, têm lugar os discursos protocolares a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, do Presidente da Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, José Morais, e uma explicação histórica por Manuel Baiôa, doutorado em História Contemporânea.
Após os discursos, haverá atuações do Grupo Coral da Associação Sol da Vida e do Grupo de Cantares Alentejanos da Guarda Nacional Republicana. As comemorações terminam com um convívio popular.



