A Câmara Municipal de Moura assumiu, no início deste ano, as competências no domínio da ação social, passando a coordenar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), bem como o acompanhamento aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção.
Estas competências são asseguradas por uma equipa técnica multidisciplinar do Município que efetua o atendimento e acompanhamento das situações de emergência, vulnerabilidade e/ou exclusão social.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, tem como objetivos informar, aconselhar e encaminhar indivíduos e famílias que se encontram em situações de emergência, vulnerabilidade e/ou exclusão social. Além disso, a sua missão passa igualmente por acompanhar o percurso de inserção social dos indivíduos e famílias, promovendo a sua autonomia e competências. Mobilizar recursos dirigidos às especificidades de cada situação e promover a melhoria das condições de vida e bem-estar das populações mais fragilizadas é outro dos objetivos deste serviço.
O SAAS funciona de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 16:30, no edifício Conde Ferreira, sito na Rua da Estalagem, em Moura, sendo o contacto telefónico direto o 285 250 480.
O atendimento presencial continua a ser assegurado pelo Instituto de Segurança Social para entrega de requerimentos de prestações sociais e outros assuntos da exclusiva competência deste Instituto.
Refira-se ainda que, no sentido de facilitar o acesso e acompanhamento dos agregados familiares com maior debilidade económica e social, o serviço do SAAS Moura realiza atendimentos descentralizados, com a deslocação dos técnicos e agendamento de atendimentos em todas as localidades do concelho de Moura.