A situação de pandemia, por COVID-19, vivida no mundo, no país e na região tem obrigado a sociedade e as autoridades a adaptarem-se a uma nova realidade.

A facilidade com que o novo Coronavírus SARS-CoV-2 se propaga e as consequências da doença, têm obrigado a Câmara Municipal de Moura, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a estar em constante alerta e a realizar pontos de situação diários, por forma a manter a situação controlada no concelho. Em resultado deste acompanhamento e da avaliação que tem sido realizada, foram, recentemente, reforçadas as medidas de contenção.

Nas últimas semanas, devido ao aumento de casos de COVID-19 na região Alentejo, foram cancelados eventos que se encontravam programados e outros foram adiados, como por exemplo a abertura da Piscina Municipal e a realização de mercados. Também a tradicional Feira de Maio já havia sido cancelada e as festividades, de cada uma das localidades do concelho, têm estado a ser canceladas pelas respetivas comissões de festas.

Perante a atual situação na região, mantém-se ativo o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (ativado a 9 de abril de 2020).

Neste quadro, e após várias reuniões entre o Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, e o empresário tauromáquico José Maria Charraz, foi tomada a decisão conjunta de cancelar a Corrida de Toiros que estava agendada para o dia 19 de julho, na Praça de Toiros de Moura.

Recorde-se que o Município de Moura é membro ativo da Secção de Municípios com Atividade Taurina, da Associação Nacional de Município Portugueses, tendo declarado, a 2 de maio de 2012, a tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.

A Câmara Municipal de Moura continuará a acompanhar a evolução da situação de pandemia em contexto local e regional, adotando as medidas necessárias por forma a garantir a segurança de toda a população do concelho, em articulação com as autoridades de saúde.