Esta sexta-feira, 13 de julho, assinala-se o “Dia abem 2018”, que pretende comemorar o segundo aniversário do Programa “abem – Rede Solidária do Medicamento”, através da promoção de uma incitativa solidária em Oleiros, onde marcará presença Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura.

Desde Março deste ano, que este Programa se encontra disponível em todo o concelho de Moura.

Recorde-se que a Rede Solidária do Medicamento já vigorava desde 2017 em Moura e em Santo Amador, através de um protocolo estabelecido entre a Associação Dignitude e a União de Freguesias de Moura e Santo Amador. Em Março de 2018, a Câmara Municipal de Moura estabeleceu um protocolo com a Dignitude que permitiu alargar este Programa às freguesias de Amareleja, Póvoa de São Miguel, Safara, Santo Aleixo da Restauração e Sobral da Adiça.

Fruto deste protocolo foram já entregues, até ao momento, cartões de beneficiário a 12 famílias do concelho, havendo um total de 18 pessoas a usufruir deste apoio. Há ainda 19 processos a aguardar documentação.

O “abem” é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Tem por missão garantir que todos os portugueses tenham acesso gratuito aos medicamentos que precisam.

Os beneficiários são pessoas, de todas as idades, que se encontram numa situação de carência económica e não conseguem comprar os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica. A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia (aderente) do país, sem mais burocracias e com a dignidade que merece.