“Falar sobre demências” é a primeira iniciativa deste ano

271

“Falar sobre demências” é a primeira iniciativa de 2024, no âmbito do Apoio ao Cuidador, um projeto da Câmara Municipal de Moura.

A sessão realiza-se amanhã, terça-feira, 16 de janeiro, das 10:00 às 12:00, no Cine-Teatro Caridade e é aberta a toda a população.

O projeto Apoio ao Cuidador “Cuidar de quem Cuida” é uma medida que tem como objetivos a valorização e reconhecimento do papel do cuidador formal e informal ao nível da coesão social, saúde e bem-estar da comunidade; a promoção da valorização dos cuidadores em diferentes áreas temáticas; incentivar a comunicação entre os cuidadores formais e informais e a partilha de experiências; prestar apoio psicológico, individual e/ou em grupo a cuidadores formais e informais; estimular a criação de respostas de descanso para os cuidadores informais.

O Município de Moura tem como parceiros, neste projeto, o Centro de Saúde de Moura, a Equipa de Psiquiatria Geriátrica da ULSBA, as Juntas de Freguesia do Concelho, o Instituto da Segurança Social e IPSS`s do concelho.

Recorde-se que em março do ano passado, a Câmara Municipal de Moura foi distinguida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo seu projeto “Apoio ao Cuidador”, integrando, desde essa data, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.

As iniciativas para 2024, a realizar no âmbito do projeto Apoio ao Cuidador, estão todas definidas e serão as seguintes: 15 de fevereiro – “Alterações do Comportamento”; 21 de março – “Alterações do Sono”; 18 de abril – “Atividades Ocupacionais”; 16 de maio – “Cuidador Informal e suas Motivações – Impacto do Cuidar”; 20 de junho – “Sessão de Relaxamento”; 19 de setembro – “Comunicação”; 17 de outubro – “Alimentação e Hidratação”; 21 de novembro – “Afetos”; 19 dezembro – “Cuidar de Si”.