O Município de Moura associou-se novamente à Fundação Oceano Azul para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira.

Entre 16 e 24 de setembro de 2023, celebrou-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira, uma iniciativa que pretende sensibilizar para a problemática do lixo marinho. É um evento global que promove ações locais de limpeza em praias, zonas costeiras, rios, lagos e outros cursos de água.

No concelho de Moura, a efeméride foi assinalada com atividades de recolha de lixo em vários locais junto a linhas de água, nomeadamente, junto ao rio Guadiana, rio Ardila e albufeira do Baldio das Ferrarias.

Esta iniciativa contou com a participação de 18 turmas do 1.º ciclo e 2 turmas do ensino secundário, correspondendo a 385 alunos.

Todos os intervenientes ficaram sensibilizados para esta problemática e em sala de aula continuarão a trabalhar o tema, elaborando um texto coletivo e um desenho por cada aluno. Os trabalhos resultantes serão expostos na galeria do site do Oceanário de Lisboa.

O Oceanário irá premiar as turmas com o melhor desenho e com o melhor texto coletivo. Aos vencedores serão oferecidas entradas gratuitas no Oceanário.

No passado dia 29 de setembro de 2023, a turma do 4.º ano da Escola do Sete e Meio foi visitar a Exposição Permanente do Oceanário de Lisboa, no âmbito da Oferta “Prémio aos professores mais ativos da Geração Azul”, correspondente à sua participação na iniciativa em 2022.