A Restauração da Independência de Portugal face a Espanha aconteceu há 382 anos, mais precisamente em 1640. Trata-se de um acontecimento histórico que se comemora no 1.º dia do mês de Dezembro, uma data que tem um forte significado para a freguesia de Santo Aleixo da Restauração.
Recorde-se que o povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, estando a sua coragem homenageada no monumento situado na Praça da Restauração, naquela freguesia do concelho de Moura, bem como no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.
As comemorações do 1.º de Dezembro, promovidas pela Câmara Municipal de Moura e pela União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, pretendem assinalar a heroicidade dos santoaleixenses nas batalhas contra os espanhóis.
A Praça da Restauração será o local onde decorrerá a celebração, que tem início marcado para as 10:30, com a receção à Banda do Círculo Artístico Musical Safarense. Segue-se às 10:45 o içar da bandeira e às 11:00 as intervenções de Francisco Candeias, Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, José Joaquim Chaparro, historiador e Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura. Às 12:00 haverá convívio popular com a atuação do Grupo Coral Feminino Associação Sol da Vida.