A Câmara Municipal de Moura concluiu a entrega de todos os equipamentos aos projetos vencedores no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de Moura 2021, que teve como área de ação, a Educação e Juventude.

Foram eles – o Projeto “HomeLab” – equipamento para sala, com todas as características ajustadas à aprendizagem da gestão doméstica, do Agrupamento de Escolas de Moura, com um valor total de investimento de 4.702,77 euros; o equipamento para a sala do curso de Técnico de Auxiliar de Saúde, da Escola Profissional de Moura, com um investimento de 3.316,82 euros; o parque infantil, do Agrupamento de Escolas de Amareleja, com um investimento de 4.284,56 euros, que contou também com a colaboração da Junta de Freguesia de Amareleja; e o Ensino Musical – Aquisição de instrumento (tímpanos), da Sociedade Filarmónica União Musical Amarelejense, com um investimento de 2.300 euros.

O Orçamento Participativo de Moura decorreu em cinco fases – aprovação do Orçamento, divulgação do OP, apresentação de propostas, fase de votação e execução dos projetos.

O Orçamento Participativo de Moura é uma iniciativa do Município de Moura que visa envolver os cidadãos e as cidadãs do concelho na definição das políticas públicas locais, nomeadamente na tomada de decisão sobre as prioridades de investimento do Orçamento Municipal, tendo por base um processo de reflexão e debate sobre os problemas e as oportunidades do território, num quadro mais geral de Educação para a Cidadania e de Planeamento Territorial Participado.