A Câmara Municipal de Moura foi convidada a participar no seminário “O Património Cultural Imaterial no Alentejo e no mundo lusófono”, com a comunicação: “Pensar o intangível, o projeto de preservação do património imaterial do Museu Municipal de Moura”. O evento realiza-se nos dias 9 e 10 de julho, no Auditório do Centro UNESCO, em Beja, no âmbito da cooperação entre a Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios da Universidade de Évora, o Observatório de Museus e Património Cultural Imaterial do Alentejo e o CIDEHUS.

A participação do Município estará incluída no painel 2, intitulado “Museus e o Património Cultural Imaterial no Alentejo” e evidenciará a importância da preservação e divulgação do Património Cultural e Imaterial do Concelho de Moura e a relevância da estreita colaboração da comunidade local para o seu desenvolvimento.

Este projeto plurianual, da autarquia mourense, desenvolve-se em torno de três eixos temáticos (festividades tradicionais, ofícios tradicionais e Medicina Popular), que nortearam as ações levadas a cabo para a inventariação e recolha do património cultural imaterial do Concelho de Moura.

O projeto “pensar o intangível” convida também à necessária reflexão em torno deste património ímpar, como uma parcela estruturante da identidade e da memória coletiva, num trabalho que privilegia a interação com os habitantes do Concelho de Moura, na recolha de elementos, depoimentos e informações, valorizando a comunicação e divulgação do trabalho desenvolvido junto da mesma comunidade.