Ao longo do mês de Abril, mês de sensibilização para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a CPCJ de Moura em parceria com o Município de Moura, Juntas de Freguesia do Concelho, Agrupamentos de Escolas, E.P. Moura, IPss’s, Forças de Segurança, ECMIJ e comunidade em geral, vai promover um conjunto de iniciativas com o lema definido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens para o Mês de Abril: “Serei o que me deres… que seja Amor”.

No âmbito desta campanha de sensibilização apelamos ao comércio, famílias IPSS’s, grupos desportivos e demais entidades que coloquem um laço azul, em local bem visível.

O laço azul é o símbolo da luta de uma avó, Bonnie Finney, contra os maus tratos que os seus netos foram alvo : A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.

E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Ao longo do mês vamos divulgar as várias atividades que vão ser dinamizadas pelo concelho de Moura, pelo que contamos com a colaboração de todos para a concretização desta ação de sensibilização.

A prevenção dos maus tratos na infância é responsabilidade de todos!