O Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, acompanhado por técnicos municipais, fiscalização e empreiteiros, visitou na última sexta-feira um conjunto de obras da responsabilidade do Município.
O autarca visitou a obra de adaptação da antiga estação de caminho-de-ferro a central intermodal (Terminal Rodoviário). Os trabalhos em curso contemplam a reabilitação de edifícios ao nível estrutural, novas infraestruturas técnicas, impermeabilizações, isolamentos, cobertura, alvenarias, demolições, cantarias, revestimentos, carpintarias, serralharias, pinturas, trabalhos exteriores de pavimentos, eletricidade e ITUR. No global trata-se de um investimento de 619.211,05.
No mesmo dia foi realizada uma visita à empreitada que decorre na Estrada Nacional 255 (Estrada de Amareleja), que irá permitir a construção de uma nova via pedonal, cujo investimento total se situa nos €837.257,04.
Já concluída encontra-se a obra de requalificação do edifício classificado “Ex-Grémio da Lavoura” – Centro Documental da Oliveira.
Com a intervenção agora concluída, pretendeu o Município de Moura salvaguardar o edifício, adquirido em 1999, e qualificar a sua presença urbana através de uma intervenção de substituição de cobertura e de intervenção nas fachadas, incluindo paramentos e vãos.
Já durante a execução dos trabalhos, devido ao facto das condições estruturais do edifício estarem consideravelmente mais degradadas do que o previsto em projeto, houve a necessidade de efetuar a reformulação do mesmo.
Em suma, esta empreitada incluiu uma intervenção imprescindível no que toca ao reforço estrutural do edifício, bem como do lanternim, pois apresentava um elevado estado de degradação. Não menos importante foi a impermeabilização dos terraços e o revestimento dos mesmos com tijoleira cerâmica.
A requalificação do edifício do Ex-Grémio da Lavoura, representou um investimento total de €671.975,79.