Reuniu este sábado, 16 de janeiro, a Comissão Municipal de Proteção Civil para analisar a atual situação epidemiológica do concelho de Moura.
No decorrer desta reunião, onde estiveram presentes as várias entidades que integram esta Comissão, incluindo os diretores dos agrupamentos de escolas de Moura e de Amareleja, foi realizado um ponto de situação relativamente ao impacto que a pandemia COVID-19 está a ter junto da comunidade escolar do concelho.
Recorde-se que na última semana o número de casos ativos de COVID-19 e o número de pessoas em vigilância ativa nos estabelecimentos de ensino de escola de Moura e de Amareleja subiram substancialmente. No Agrupamento de Escolas de Moura há neste momento 8 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, 7 turmas e 16 professores em vigilância ativa / isolamento. No Agrupamento de Escolas de Amareleja verificam-se 9 casos ativos de COVID-19; 7 turmas e 18 professores em vigilância ativa / isolamento.
A situação que se verifica no seio da comunidade escolar, levou a que a Comissão Municipal de Proteção Civil aprovasse, esta tarde, por unanimidade, uma proposta de recomendação, para os próximos 15 dias, onde se prevê que:
Em Amareleja – Sejam encerrados todos os níveis de ensino na Escola sede, mantendo-se em funcionamento as Escolas Polo (1.º ciclo e pré-escolar) de Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração.
Em Moura – Encerrem todos os estabelecimentos de ensino do 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário, bem como a Escola Profissional de Moura. Mantendo-se em funcionamento os estabelecimentos do 1.º ciclo e pré-escolar.
A proposta de recomendação foi ontem, ao final da tarde, encaminhada para a Autoridade de Saúde Pública, entidade a quem compete implementar as recomendações constantes no documento.
A Câmara Municipal de Moura, irá continuar a acompanhar esta situação, envidando esforços no sentido de que estas propostas sejam acolhidas pelas entidades competentes e implementadas, o que representaria um importante contributo para a contenção da propagação da doença COVID-19 no concelho.