No mês de março, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo fez chegar às Câmara Municipais recomendações para adoção de medidas preventivas no combate à propagação da COVID-19. No documento era recomendado aos municípios que dessem início à pulverização e desinfeção de vias, espaços e equipamentos públicos.
Também a Direção Geral de Saúde tem vindo a recomendar que se siga o “princípio de precaução”, realçando a importância de se continuar a desinfetar e a limpar objetos e superfícies. Relativamente a um recente estudo da OMS, que diz não ter encontrado evidências conclusivas da transmissão do SARS-CoV-2 através do contacto com superfícies, a DGS afirma que o mesmo “é inconclusivo” e que os cuidados de desinfeção devem ser mantidos. Ainda neste âmbito a Direção Geral de Saúde acrescenta que na dúvida, o melhor é manter as precauções.
Tendo em conta as recomendações das autoridades de saúde, a Câmara Municipal de Moura no seguimento das medidas de prevenção da propagação do Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19), em parceria com a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Bombeiros Voluntários de Moura, Moura Atlético Clube, GNR, PSP e Juntas de Freguesia, irá avançar com uma nova ação de desinfeção de todas as ruas do concelho.
Em Moura, os trabalhos de desinfeção serão realizados na quarta-feira, dia 20 de maio de 2020, a partir das 20 horas, consistindo na pulverização de todas as ruas com produto desinfetante, peróxido de hidrogénio. Apesar de cientificamente esta não ser uma substância corrosiva, aconselha-se a todas as pessoas que retirem, momentaneamente, as suas viaturas do local onde estão estacionadas, aquando da passagem dos equipamentos de pulverização, para que esta ação tenha o resultado pretendido.
A Câmara Municipal de Moura não se responsabiliza por quaisquer danos causados.