A Câmara Municipal de Moura pretende ser um parceiro ativo na vida das pessoas numa fase sem precedentes no seu quotidiano. Possibilitar que todos consigam manter os seus hábitos de vida em período de crise, nomeadamente no acesso a bens essenciais, produtos de higiene, medicamentos ou outros serviços fundamentais é um dos grandes objetivos do Município de Moura no que diz respeito ao combate à propagação da pandemia COVID-19.
Neste sentido, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviço de Desenvolvimento Social e Serviço de Higiene e Segurança, será criada uma equipa de voluntários com o objetivo de manter os hábitos de vida diários.
A equipa será constituída, na sua maioria, por enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar e bombeiros em regime de voluntariado apoiados por trabalhadores da autarquia e outros munícipes que entendam participar neste projeto, tendo como missão a compra de produtos alimentares, de medicamentos e acesso a apoio psicológico durante o período de crise.
Relativamente à aquisição de bens alimentares essenciais, medicamentos e outros, o munícipe deve solicitar o serviço através dos números telefónicos 285 250 485 ou 285 250 484. Após a ativação deste serviço, que se destina à população idosa, o munícipe passará a receber os produtos pretendidos em sua casa.
O Apoio Psicológico em Situação de Crise, a prestar via telefone, será disponibilizado pela Câmara Municipal de Moura em articulação com as Psicólogas Sofia Melo e Cristina Serra. O serviço, destinado à população em geral, deverá ser solicitado através dos telefones 285 250 467 ou 285 250 468, dos correios eletrónicos psicologia@cm-moura.pt e cris.a.serra@gmail.com ou através da página de facebook: https://www.facebook.com/Cris.Serra1972.
Todos aqueles que queiram integrar a equipa de voluntários poderão fazê-lo, enviando o seu nome e contacto telefónico para o correio eletrónico protecao.civil@cm-moura.pt.