Moura e Amareleja recebem na próxima segunda-feira, 18 de novembro, a palestra “Roma Models”.

No âmbito da atividade “Rumos de Vida ”, o Projeto Despert@rte- E7G (ADCMoura), em parceria com o Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, pretende-se divulgar modelos e testemunhos positivos, dentro da comunidade cigana, em termos de escolaridade e emprego, fator essencial ao aumento da autoestima, das expectativas de futuro dos jovens, pais e comunidades, desmistificação de preconceitos dentro e fora das comunidades ciganas.

Os três oradores, de etnia cigana, que participarão nesta iniciativa darão o testemunho das suas vitórias, mas também das contrariedades encontradas, tanto no seio familiar como na comunidade de origem. Cada testemunho irá criar o seu próprio discurso, contudo serão tocados pontos chaves, tais como o acompanhamento escola-família; obstáculos do dia-a-dia na escola e perante a sociedade; integração do ensino secundário e ensino superior; a quando da idade de casar quais os obstáculos sentidos, ou não sentidos, face à continuidade dos estudos, entre outros.

A palestra, que decorrerá sob o mote “Roma Models”, está agendada para a próxima segunda-feira, dia 18, sendo esta direcionada a crianças e jovens, essencialmente de etnia cigana, do 1.º ciclo (3º e 4º ano), 2.º ciclo do ensino básico, turmas PIEF, 3.º ciclo, ensino secundário e ensino profissional. Serão realizadas duas palestras distintas, uma no período da manhã em Moura, no Cineteatro Caridade, e outra no período da tarde na Biblioteca da Escola Básica Integrada de Amareleja, com o intuito de envolver o maior público possível.