O município de Moura tem como missão prestar serviços de elevada qualidade, satisfazendo de modo eficiente as expectativas dos munícipes e outros utentes. Com base nesta premissa é disponibilizada, a partir de hoje, no âmbito das atribuições e competências municipais uma nova plataforma de Serviços Online.

Desde o início do atual mandato, o executivo desta Câmara Municipal tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas, que no âmbito da modernização administrativa, pretendem estreitar laços entre a população do concelho e os serviços municipais, que permitam por um lado uma participação ativa dos munícipes e por outro lado uma rápida e eficiente resposta dos serviços municipais.

A nova plataforma de Serviços Online, que se encontra disponível através do sítio de internet da Câmara Municipal de Moura, em www.cm-moura.pt, permite, por exemplo, marcar atendimentos com os membros do executivo (Presidente e Vereadores), requerer diversas licenças, apresentar reclamações ou efetuar exposições. O acesso a esta ferramenta é efetuado através de um registo que será posteriormente validado, garantindo este tipo de acesso uma relação segura entre a Câmara e os Munícipes. De destacar que todos os processos provenientes dos serviços online, integram na plataforma de gestão documental, solução implementada desde o início deste ano, permitindo assim a desburocratização e desmaterialização de processos.

Recorde-se que relativamente à modernização administrativa já em 2018 havia sido lançado o Sistema de Gestão Municipal de Educação, que possibilita à autarquia gerir, online, de forma rápida e eficaz, os vários processos educativos de responsabilidade municipal, como por exemplo, a gestão de refeições escolares e prolongamento de horário escolar.

Também no ano passado foi lançada a aplicação, para smartphones, Moura Mobile que disponibiliza, de forma prática e rápida, um conjunto de serviços a que o munícipe poderá aceder através do seu telemóvel.

Refira-se ainda que no próximo mês de setembro, os serviços do município serão também munidos de uma nova solução para a realização da leitura do consumo de água, sendo que os funcionários afetos a este serviço irão receber tablets para efetuarem o registo dessas leituras.