A Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Alentejo (ALENTEJO 2020) aprovou, na passada quinta-feira, 7 de fevereiro, a candidatura da Câmara Municipal de Moura, “Reabilitação de Habitações Sociais”, que havia sido submetida pelo município, no dia 28 de novembro de 2018.
A candidatura aprovada permite ao município reabilitar quatro habitações, da sua propriedade, localizadas na 1.ª Rua da Mouraria, na Rua da Romeira, na Rua da Carneira e no Bairro 25 de Abril. O investimento global elegível da candidatura é de 105 762,30€, que serão comparticipados em 85% pelo Alentejo 2020.
Estas quatro habitações apresentam uma habitabilidade deficiente, quer pelas suas diminutas divisões e pela dimensão global de cada habitação, quer pela inexistência de instalações sanitárias. Intervir nestas habitações permitirá garantir as condições mínimas de habitabilidade e conforto às famílias que atualmente aí residem, ou às quais a câmara venha a atribuir a habitação, bem como dotar as mesmas de uma dignidade social que permita aumentar a autoestima dos seus moradores.
Esta intervenção da Câmara de Moura tem como objetivo geral, o melhoramento do ambiente urbano público e habitacional e da qualidade de vida das populações residentes, e como objetivo específico, a reabilitação de edifícios de habitação social para melhoria das condições de habitação de famílias desfavorecidas.