A Câmara Municipal de Moura tem vindo a trabalhar, nos últimos meses, no projeto de requalificação da Estrada Nacional 255, que prevê a construção de uma nova via pedonal, intervenção que se insere na estratégia de desenvolvimento local, que assenta em vários pilares, entre os quais a requalificação do espaço público.

Esta estrada, também conhecida como Rua da Amareleja, faz a ligação entre Moura e o Alto Alentejo, sendo uma das entradas principais na cidade que, pelas suas atuais características, lhe confere uma imagem nada digna. Pretende-se, por isso, requalificar esta zona, criando um espaço cada vez mais urbano e seguro.

O projeto contempla a construção de uma via pedonal, que se desenvolverá entre a “Brecha do Jardim” e a Ponte do Coronheiro, numa extensão de cerca de 1km. Ao longo da via será realizada a estabilização de taludes; recolocada toda a sinalética; realizada a pavimentação da berma em betão pintado a verde, permitindo que as pessoas possam realizar caminhadas e que, ao mesmo tempo, tenham acesso às quintas existentes nesta zona. Será igualmente feito o melhoramento do parque de merendas existente junto ao Moscão, estando prevista a criação de um pequeno estacionamento temporário, construção de equipamentos de apoio (mesas e bancos), bem como uma nova fonte de água potável e nova vedação em postes de madeira. Junto ao posto de abastecimento de combustível, presente no local, será ainda criado um alargamento que permitirá a existência de uma vista panorâmica.

Realizado por António Pacheco, Firmino Fialho e Sérgio Morais, o projeto de requalificação da via prevê também a instalação de iluminação acreditada pela distribuidora de energia nacional, reduzindo desta forma os custos quer de manutenção, quer de aquisição do novo equipamento.

A intervenção prevista representa um investimento de cerca de 500 mil euros.

O vídeo de apresentação do projeto poderá ser consultado aqui.