Nos próximos dias 17 e 18 de Novembro, o lago de Alqueva receberá os melhores velejadores portugueses. Vão disputar o I Torneio SB20 do Alqueva – Regata dos Campeões. A regata vai reunir os campeões nacionais das classes de vela mais representadas em Portugal, assim como alguns dos atletas nacionais com maior projeção internacional.

A organização, a cargo da Câmara Municipal de Moura, TradeWinds e da SailCascais conta com o cofinanciamento do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal, concedido através da Turismo do Alentejo, ERT.

Vasco Serpa, da SailCascais, uma das entidades que está a organizar o evento, tem expetativas elevadas relativamente ao Torneio, tendo referido: “Estamos bastante entusiasmados com este evento. Portugal tem uma bela costa, sem dúvida, mas temos mais do que isso. É uma excelente oportunidade para mostrar o potencial que o Lago Alqueva, uma barragem no Alentejo, tem para a prática de desportos náuticos e de fomentar atividades que possam dinamizar ainda mais a região”. Acrescentou ainda “Há inúmeros exemplos pela Europa e pelo mundo de grandes centros de atividades náuticas que se desenvolvem em regiões do interior. O Alqueva é claramente uma opção que pode abranger uma grande área geográfica muito para além das nossas fronteiras”.

Uma das atividades incluídas no programa é um batismo de vela a alunos dos Agrupamentos de Escolas de Moura e Amareleja, no dia anterior à prova – sexta-feira 16 de Novembro – que visa aproximar a população mais jovem da prática de atividades desportivas em torno do lago.

A regata realizar-se-á em embarcações da classe SB20, uma classe muito ativa em Portugal e que atrai já por si alguns dos melhores velejadores nacionais. “A escolha da embarcação foi fácil. A classe SB20 em Portugal conta com uma frota considerável, é um monotipo – todos os barcos são iguais – e as suas características permitem criar condições de igualdade para todas as tripulações”, referiu ainda o responsável da SailCascais.

Frederico Melo, Bernardo Freitas e António Fontes – os 3 velejadores portugueses presentes na última edição da Volvo Ocean Race – os velejadores olímpicos Jorge Lima e José Costa que acabaram de qualificar Portugal para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio, Diogo e Pedro Costa e Martinho Fortunato todos eles ex-Campeões do Mundo de 420, Diogo Pereira, atual Vice Campeão Europeu de Dragão são alguns dos nomes de entre uma verdadeira constelação de estrelas da vela nacional que participarão neste evento.

Para o município de Moura esta iniciativa inscreve-se na agenda de eventos que agora se inicia e pretende dar continuidade nos próximos anos, integrada na estratégia de desenvolvimento local, que assenta na valorização e aproveitamento dos ativos territoriais. Nesse âmbito, tirando proveito das reconhecidas potencialidades que o Lago de Alqueva apresenta, o município de Moura está empenhado em dinamizar e apoiar a construção de produtos turísticos integrados, nomeadamente, no domínio das atividades da náutica e recreio, não só vocacionadas para o turista, como também para a comunidade local.

Para a organização destas iniciativas assume um papel de relevo o envolvimento de diversos atores, através da construção de parcerias, que se estabeleçam solidamente no território e permitam dar escala e continuidade a estas iniciativas, com significativo impacto na base económica local.

Em paralelo ao evento desportivo irá decorrer a Noite Cultural Alqueva, com a participação de um grupo de música tradicional alentejana e DJ´s.

Tudo a postos no Alqueva para receber este evento que irá com certeza demostrar o potencial da região!