A Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, decidiu favoravelmente a certificação da Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura.

A Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura é coordenada pela Câmara Municipal de Moura e tem como parceiros a Turismo do Alentejo, ERT; EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva; Clube H2O de Moura; Clube Mourense Amadores de Pesca e Caça Desportiva; AlentejoBreak; AlquevaTours; Meridiano Determinante; Grupo União Safarense; Panorama Pacato; Monte da Estrela Country House & SPA; Comoiprel / Escola Profissional de Moura; Guest – Viagens e Turismo; Escola Secundária de Moura; Agrupamento de Escolas de Moura; Agrupamento de Escolas de Amareleja; Horta de Torrejais – Turismo Rural; Restaurante O Encalho; Restaurante O Arcada; Restaurante Sabores da Praça; Restaurante O Túnel; Restaurante O Molho; e Biosky – Observatório do Lago Alqueva-OLA.

Pretende-se com este projeto desenvolver uma rede de atuação conjunta que agregue, fomente e consolide as competências do concelho de Moura no setor da Náutica, construindo uma oferta integrada, competitiva e credível que promova o destino, fazendo das atividades náuticas um motor do desenvolvimento turístico.

A Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura tem o seu desenvolvimento assente em quatro fases, que contemplam a construção de infraestruturas e equipamentos como o Centro Náutico de Moura / Alqueva; Estrela – Aldeia Ribeirinha; Cais da Barca; e Centro de Remo do Ardila. A 1.ª Fase, relativa à Plataforma Central de Lazer, tem o início da obra previsto para setembro de 2019 e conclusão estimada para o primeiro semestre de 2020. A 2.ª fase, referente à Área de Serviço de Autocaravanas, será iniciada no primeiro semestre de 2019 e concluída no segundo semestre do mesmo ano. Já a 3.ª fase – Centro Náutico e a 4.ª fase – Equipamento de Recreio e Lazer têm arranque previsto para 2020. Refira-se que em fase de instalação encontra-se já o Centro de Remo do Ardila, desenvolvido em parceria com a Panorama Pacato e Grupo União Safarense, cuja entrada em funcionamento deverá ocorrer até ao final de 2018.

A Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura irá permitir o desenvolvimento de vários eventos náuticos, bem como disponibilizar um conjunto de produtos e serviços, tais como passeios marítimo-turísticos; desportos náuticos; aluguer de material de paddle, canoagem, windsurf; tração com barco wakeboard, sky aquático e boias; táxi fluvial; aluguer de embarcações com tripulação e sem tripulação; pesca turística, desportiva e amadora; ateliers de verão; alojamento, restauração e comércio; oficinas de reparação de embarcações; produtos turísticos complementares, como touring cultural e paisagístico, dark sky, percursos de natureza; atividades e eventos complementares.

A certificação da Estação Náutica Lago de Alqueva – Moura, foi comunicada à Câmara Municipal de Moura no passado dia 30 de outubro, sendo que a Cerimónia Pública de entrega do Certificado decorrerá no Fórum do Mar/Business2Sea, no dia 16 de novembro, na Alfândega do Porto, pelas 12h30m, onde o Município de Moura se fará representar pelo seu Presidente, Álvaro Azedo.

Presentes nesta jornada estarão também a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.