Safara foi palco das tradicionais festas em Honra de Santa Ana, entre os dias 20 e 23 de julho.

No domingo, 22, celebrou-se a habitual Procissão em Honra de Santa Ana, que este ano voltou a contar com a presença do padre Vítor Melícias. Foi também o dia escolhido para distinguir este homem que, ao longo de 50 anos, criou uma relação muito especial com o Povo de Safara.

O padre Vítor Melícias contribuiu ao longo de várias décadas para o engrandecimento da freguesia e das “Endoenças de Safara”, celebração litúrgica de grande importância na vida da freguesia e do concelho.

Quiseram a Câmara e a Assembleia Municipal de Moura que o padre Vítor Melícias fosse agraciado com a Medalha de Mérito do Município (Medalha de Prata). A cerimónia teve lugar na igreja matriz de Safara, imediatamente após a procissão de domingo. Presentes estiveram o Presidente da Câmara, Álvaro Azedo, os Vereadores José Banha, Lurdes Balola e Manuel Bio, o Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Cerejo, o Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Francisco Candeias, entre outros eleitos.

O Presidente do município mourense aproveitou o momento para agradecer ao Povo de Safara, aos membros da irmandade, aos párocos de Moura e Safara e à Comissão de Festas, a oportunidade de honrar uma relação tão especial como aquela que existe entre os Safarenses e o padre Vítor Melícias.