“Olhar pela lente” é o nome da exposição do mourense Sérgio Barão que vai estar na Galeria do Espírito Santo, entre 7 e 29 de junho.
A mostra reúne 18 fotografias captadas pelo fotógrafo mourense, que retratam a beleza simples e autêntica do Alentejo. Esta exposição é fruto de anos de dedicação e de um olhar atento sobre a paisagem e a identidade da região, dando a conhecer, através da lente, o olhar sensível de quem vive e sente o Alentejo profundamente.
Sérgio Barão é um autodidata apaixonado pela fotografia e pela sua terra natal, o Alentejo. Natural de Moura, a paixão pela fotografia acompanha-o desde os 14 anos, altura em que usou pela primeira vez uma máquina analógica da mãe, que ainda hoje guarda como peça de estima. Anos mais tarde, adquiriu uma câmara digital compacta da Canon, com a qual captou milhares de imagens — sobretudo paisagens da região alentejana. Em 2011, participou num dos maiores concursos de fotografia digital a nível mundial, tendo recebido um certificado de participação. No mesmo ano, frequentou um curso básico de fotografia digital, aprofundando os seus conhecimentos na área. Desde então, continuou a evoluir, participando em mais formações e adquirindo equipamento mais avançado.
“Olhar pela lente” pode ser visitada a partir do próximo sábado, 7 de junho, até ao dia 29 de junho, na Galeria do Espírito Santo, de terça-feira a domingo, entre as 09:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30.

