A Escola Básica com 1.º Ciclo do Sete e Meio, em Moura, vai receber o exercício “A Terra Treme”, no próximo dia 5 de novembro, às 10:30.
Esta iniciativa vai contar com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Moura e dos Sapadores Florestais do Serviço Municipal de Proteção Civil, Segurança e Florestas.
O exercício “A Terra Treme” é promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
Esta 8.ª edição realiza-se a 5 de novembro, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.
“A Terra Treme” é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo. O sucesso da iniciativa “A Terra Treme” vive do grau de sensibilização aos cidadãos para o seu envolvimento e participação. Neste sentido, a Câmara Municipal de Moura desafia todos os munícipes a participarem deste exercício, no dia 5, às 11:05.
O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.
Para mais informações sobre esta atividade pode consultar o site www.aterratreme.pt.