No âmbito da candidatura “Otimização da recolha seletiva- 3ª. Fase” ao Aviso 11-2015-18, do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) – Eixo Prioritário 3, foram instaladas, em todo o concelho de Moura, novas ilhas de ecopontos.

No total encontram-se instaladas, e em funcionamento, três novas ilhas de ecopontos subterrâneos, localizadas na Praceta Zeca Afonso, no Bairro do Mourasol e na Avenida Poeta Joaquim Costa (junto à Escola Secundária), em Moura.

Nas freguesias do concelho encontra-se já em fase de conclusão a instalação de 18 novas ilhas de ecopontos superficiais, por forma a reforçar os locais que se encontravam mais desprovidos destes equipamentos, de acordo com as normas estabelecidas pela entidade reguladora (ERSAR).

Estes novos equipamentos pretendem contribuir para uma melhor eficiência no que toca à separação de resíduos recicláveis, bem como contribuir para um melhor Ambiente.

A distribuição dos equipamentos teve em consideração as recomendações da ERSAR, o dimensionamento dos equipamentos tendo em conta a população espectável, as infraestruturas existes nos locais e os meios humanos e materiais para ser possível executar os trabalhos propostos.