A Câmara Municipal de Moura encontra-se a preparar a 5.ª edição do Festival do Peixe do Rio e do Pão, que se realiza já no próximo fim-de-semana.
À semelhança de edições anteriores foram desenvolvidos os mesmos procedimentos, no que se refere à criação da decoração e ao chamamento da comunidade para se vestir à época a que o evento se reporta.
Da mesma forma foram estabelecidos contatos com o associativismo e com as organizações culturais tendo em vista a valorização do Festival.
Foram realizadas várias reuniões onde estiveram presentes, nomeadamente, os proprietários dos restaurantes e os pescadores do concelho, para darmos conhecimento da data em que iria ser realizado o evento e saber da sua disponibilidade para participar no mesmo.
O número de restaurantes aderentes e que integram, desta forma o Roteiro Gastronómico, do Festival, é igual ao de anos anteriores. Já os pescadores locais, dos 3 existentes, só o Sr. João Cortez se mostrou interessado em participar, contudo, expressou claramente que a sua disponibilidade dependia de um contributo financeiro de pelo menos 1.000 euros a atribuir pelo Município. Refira-se que relativamente a edições anteriores, nunca o Sr. João Cortez fez tal exigência, nem nunca o município atribuiu tal contributo a qualquer pescador, neste âmbito.
A Câmara Municipal de Moura considera que o Festival do Peixe do Rio e do Pão pretende valorizar os recursos do Guadiana, a nível gastronómico, através da aposta em ementas tradicionais, promovendo assim o peixe e o pão.
Se através deste evento o município contribui para que este pescador tenha prejuízo e tiver de ser o erário público a pagar ao Sr. João Cortez e a outros pescadores para participarem na organização desta iniciativa, subvertemos o sentido deste Festival.
Sendo que por vontade própria o Sr. João Cortez se afastou do Festival do Peixe do Rio e do Pão, entendeu esta Câmara Municipal apurar junto de outros pescadores, fora do concelho, se estariam disponíveis para fornecer o peixe aos restaurantes aderentes. Relativamente a encomendas de peixe do rio, relembramos que as mesmas poderão também ser realizadas junto das superfícies comerciais da cidade, como o Intermarchê e o Continente.