Após divulgação, na comunicação social, de nota de imprensa emitida pela Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, onde se refere que a informação avançada pela Câmara Municipal de Moura, sobre os trabalhos de reparação de caminhos rurais e agrícolas, é “uma falsa verdade, com objetivos políticos”, entende O Presidente da Câmara Municipal de Moura que devem ser feitos alguns esclarecimentos.

A atual Câmara Municipal de Moura tem como compromisso manter a população do seu concelho informada acerca do trabalho que desenvolve nas mais variadas áreas. No que toca à reparação de caminhos rurais e agrícolas, não é diferente. Recorde-se que a reparação em caminhos vicinais foi retomada em 2018, após um período de cerca de 8 anos em que não houve qualquer intervenção a este nível.

Para dar início à reparação destes caminhos o município desenvolveu contatos com todas as juntas de freguesia no sentido de reunir consensos para que estas fossem parceiras no decurso deste processo. Nos contactos estabelecidos foi solicitado a todas as Juntas de Freguesia que sinalizassem os caminhos a intervencionar.

A 29 de maio de 2018, o Presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, informou a Câmara Municipal de Moura que a proposta apresentada pelo município não ia ao encontro das capacidades financeiras dessa Junta, pelo que não poderia aceitar a proposta apresentada para reparação de caminhos. Reafirmamos que todas as Juntas de Freguesia aceitaram a proposta apresentada e sinalizaram caminhos, com a exceção da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça.

A Câmara Municipal de Moura iniciou, este ano, uma ação de descentralização que tem permitido promover reuniões entre o executivo do município, os executivos de cada uma das Juntas de Freguesia e munícipes, em todas as localidades do concelho. A reunião com a Junta de Freguesia de Sobral da Adiça realizou-se no passado dia 18 de julho, tendo ficado acordado que essa mesma Junta iria proceder ao calcetamento e betonagem de buracos nas vias, resultantes das roturas na rede de águas, compensando a despesa dessas prestações de serviços com os possíveis valores a pagar, pela Junta de Sobral da Adiça, relativos aos encargos com recursos humanos, no âmbito da reparação de caminhos vicinais efetuada pela Câmara Municipal de Moura. A verdade é que até ao dia de hoje os serviços municipais continuam sem receber, da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça, a sinalização de qualquer caminho para reparação.

De igual forma, na sessão da Assembleia Municipal de Moura, de 26 de junho, o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Azedo, esclareceu que foi aprovado um empréstimo no qual estão consignados trezentos mil euros para pavimentação nas freguesias do concelho, onde se inclui a reparação da E.M.536, que liga Sobral da Adiça a Santo Aleixo da Restauração, bem como do C.M. 1050 – Fernão Teles. Refira-se ainda que relativamente a estas vias, os serviços municipais irão realizar pequenas reparações nas zonas com maior índice de degradação, até ao início dos trabalhos de requalificação.

A Câmara Municipal de Moura trata todas as Juntas de forma igual, paga às Juntas de Freguesia escrupulosamente todos os seus compromissos e não serve de bode expiatório no tocante às responsabilidades do Presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça para com os seus fregueses.

Continuaremos a fazer de cada Junta de Freguesia um parceiro e isso inclui a freguesia de Sobral da Adiça.