Realizou-se a terceira reunião do CMEM do ano letivo 2018/2019, registando-se a participação quase total dos seus membros.

As escolas do concelho apresentaram a avaliação final relativa ao ano letivo 2018/2019, com apresentação de uma evolução positiva dos resultados obtidos a nível geral por parte de todos os níveis de ensino, tendo sido identificados projetos e metodologias que estão a contribuir para o sucesso escolar do concelho, nomeadamente o PESIM em todo o concelho e o EPIS no Agrupamento de Escolas de Amareleja.

A agregação do Agrupamento de Escolas de Moura e a Escola Secundária de Moura, aprovada pela Secretaria de Estado para iniciar no próximo ano letivo 2019/2020, cuja qualidade e equidade do ensino aos alunos de 3º ciclo será garantida com a integração de todas as turmas na Escola Secundária de Moura, foi um assunto também tratado. Todos os participantes na reunião desejaram sucesso a esta reorganização escolar e mostraram-se disponíveis para colaborar neste processo.

A Vereadora Lurdes Balola referiu um conjunto de propostas que terão impacto no sucesso escolar e melhores condições de ensino de aprendizagem para o próximo ano letivo, a saber:

  • Esvaziamento da EB1 do Bairro 25 de Abril, cujas turmas serão integradas na EB1 da Porta Nova.
  • A projeção do projeto Centro Escolar dos Bombeiros com financiamento garantido.
  • O projeto “Ler Melhor” para a promoção da leitura e da escrita, nos dois Agrupamentos de Escolas (Moura e Amareleja).
  • A Câmara Municipal de Moura em parceria com os Agrupamentos de Moura e Amareleja integrou o projeto “Escolas Vulneráveis” com intervenção para o sucesso educativo, nas Escolas do Fojo e de Póvoa de São Miguel.
  • A implementação do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional de Moura, um projeto-piloto de Escola-Empresa a convite da Fundação Soares dos Santos.
  • A intervenção ao nível da pintura de todo o edificado da EB1 do Fojo pelos 100 voluntários do programa Abem – Rede Solidária para o Medicamento.
  • Informou ainda que estão a decorrer as negociações entre a autarquia, a DGEST e o Instituto Politécnico de Beja com vista à criação de um Curso Técnico de Ensino Superior Profissional (CTESP) em Moura, na área da Informação e Comercialização Turística, a ser implementado na Escola Profissional de Moura.