No âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo, foi aprovada a candidatura que visa executar a 2.ª fase de requalificação do edifício do antigo Matadouro.
A candidatura foi submetida a 21 de dezembro de 2018, tendo a sua aprovação sido comunicada ao município no passado dia 14 de fevereiro.
Esta operação, incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Moura, refere-se à 2.ª fase de reabilitação do edifício do antigo Matadouro para criação de um serviço público. A intervenção procura concluir parte das infraestruturas do edifício para funcionamento de um centro cultural que integre a componente do Museu Municipal, de modo a possibilitar a sua vivência pela população, quer residente, quer visitante. Trata-se de uma intervenção que visa contribuir para a salvaguarda da imagem urbana, a reabilitação e revitalização do tecido urbano, das infraestruturas e do acesso a serviços e equipamentos, que genericamente terão tradução em termos da qualidade de vida da população.
Para Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, a aprovação desta candidatura reveste-se de grande importância uma vez que permite concluir parte das infraestruturas do Museu Municipal, essenciais ao seu funcionamento, colocando este espaço ao serviço da população.
O investimento elegível, desta candidatura, é de 589.307,00 euros e tem uma taxa de cofinanciamento de 85% ao abrigo do Alentejo 2020.