O Mouralumni está de regresso às escolas de Moura, na próxima segunda-feira, 10 de dezembro.

A iniciativa pretende dar a conhecer percursos profissionais de sucesso de antigos alunos das escolas de Moura, aos atuais estudantes.

Nesta edição, o convidado é o Diretor do Arquivo Distrital de Évora, Jorge Janeiro.

Jorge Miguel Lobo Janeiro, nascido em Moura, a 4 de maio de 1983, é casado e tem três filhos.

Frequentou a Escola Primária do Sete e Meio, depois a Escola EB 2+3, onde concluiu o 9.º ano, e, mais tarde, a Escola Secundária de Moura, na área de Humanidades, terminando o 12.º ano com 18 valores, em 2001.

Ingressou na licenciatura de História, ramo científico, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que concluiu com 15 valores, em 2005, tendo sido, durante este período, bolseiro da Câmara Municipal de Moura. Nesta mesma faculdade obteve tanto a pós-graduação, em 2007, como o mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, ramo da arquivística, em 2009, ambos com 15 valores.

Em 2008 ingressou na 9.º edição do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP). Concluiu o curso em 2009 com 17 valores, sendo o 2.º melhor classificado. Em 2011 obteve o grau de mestre em Administração Pública pelo IUL-ISCTE com 17 valores. Atualmente, no âmbito do Doutoramento em História Contemporânea na Universidade de Évora, está a realizar uma investigação sobre a Memória, a Historiografia e os Arquivos.

Iniciou a vida profissional como estagiário no Município de Oeiras, na área de História, desenvolveu projetos de arquivo na Universidade Nova de Lisboa e foi técnico superior na Direção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA), do Ministério das Finanças, e na Direção-Geral dos Arquivos, do Ministério da Cultura. Desde 2014 que ocupa o cargo de diretor do Arquivo Distrital de Évora.

O Mouralumni realiza-se na próxima segunda-feira, 10, na Escola Secundária de Moura, às 10:00, e na Escola Profissional de Moura, às 14:30.