A Herdade da Contenda, empresa municipal, realizou no passado dia 24 de novembro a primeira montaria da Zona de Caça Nacional da Contenda, referente à Época Cinegética de 2018/19.

Esta primeira jornada decorreu na mancha do Pássaro-Ferrenha, com cerca de 500ha. Tratou-se de uma montaria mista (veados, javalis e muflões), em que marcaram presença 50 caçadores e 30 acompanhantes.

A concentração dos caçadores e a saída para a mancha realizaram-se dentro dos horários previstos, sendo de registar a colaboração de todos e o bom ambiente de convívio, sempre importante nestas ocasiões.

Após a receção aos caçadores e pequeno-almoço, realizou-se o sorteio dos postos, tendo intervindo na ocasião o Presidente do Conselho de Administração da Herdade da Contenda, Manuel Bio, que dirigiu as boas vindas a todos os presentes, e o responsável pela Direção da Montaria, João Cordovil, que transmitiu as indicações habituais nestas circunstâncias quanto a procedimentos a respeitar. Presente também nesta ocasião esteve Valdemiro Correia, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Herdade da Contenda.

Durante o dia foram registados 350 disparos, tendo sido cobrados 23 veados, 12 javalis, 3 muflões e 50 cervas.

A Zona de Caça Nacional da Contenda, continua a ser um destino de excelência, onde quem caça poderá usufruir do acesso a um espaço natural de rara beleza, uma paisagem com forte identidade e diversidade ambiental. Aqui reside a maior população de veados em regime aberto existente em Portugal, encontrando-se ainda presentes outras populações relevantes de caça maior, designadamente o muflão e o javali.

Mais informações, poderão ser encontradas no site da Herdade da Contenda, E.M. em www.herdadedacontenda.pt.