A Câmara Municipal de Moura associou-se à 17.ª Semana Europeia da Mobilidade, assinalada durante este mês de setembro.
A Semana Europeia da Mobilidade é organizada pela União Europeia e pretende promover a mobilidade urbana sustentável, procurando diminuir a utilização dos automóveis por parte dos cidadãos europeus e consequentemente reduzir as emissões de CO2, o congestionamento do tráfego e a poluição do ar, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus e atingir os objetivos fixados pelo Acordo de Paris.
“Combina e Move-te!” é o slogan da campanha deste ano e, tal como nos outros Estados-Membros, também Portugal se juntou a esta iniciativa com 89 municípios participantes, entre os quais Moura, que realizam múltiplas ações, medidas, conferências e seminários para promover tipos de mobilidade urbana alternativa.
Não só enquanto decorre a Semana Europeia da Mobilidade, mas durante todo o ano, a Câmara Municipal de Moura desenvolve medidas que vão ao encontro dos objetivos da União Europeia.
O TU (Transporte Urbano) é disponibilizado gratuitamente todos os dias da semana. Além de facilitar a vida dos munícipes, promove a utilização de transportes que incentivam à mudança de comportamentos e oferece alternativas no que toca à utilização do automóvel particular, reduzindo o tráfego rodoviário dentro da cidade, aumentando a qualidade de vida e garantindo a sustentabilidade dos recursos naturais.
Existe a preocupação de melhorar as condições de segurança e de mobilidade, através da pintura regular das passadeiras nas várias artérias da cidade, assim como o rebaixamento dos passeios, sobretudo junto das passadeiras, de forma a melhorar as acessibilidades aos cidadãos com mobilidade reduzida.
Numa cidade em que as distâncias não são muito significativas importa privilegiar e utilizar meios de transporte alternativos como a bicicleta e o TU, ou até mesmo andar a pé, em detrimento do uso individual do carro. Deste modo estaremos a contribuir para a melhoria da qualidade do ar e a rentabilização dos recursos disponíveis.