A empresa Agda – Águas Públicas do Alentejo atendeu às reivindicações da Câmara Municipal de Moura e está a solucionar os problemas verificados no abastecimento de água, no concelho.

O Presidente do município de Moura, Álvaro Azedo, e o Presidente Executivo do Conselho de Administração da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, Joaquim Marques Ferreira, reuniram, no passado dia 11 de julho, para discutir os problemas relacionados com o abastecimento de água à população do concelho. No encontro ficou acordada a intervenção da empresa relativamente à remoção de dureza (calcário) na água fornecida às localidades de Safara, Santo Aleixo da Restauração, Amareleja e Póvoa de São Miguel.

Neste âmbito, a Agda tomou já diligências para solucionar os problemas apresentados, nomeadamente, a avaliação técnica sobre a viabilidade das soluções abordadas na reunião e a consulta informal para avaliação de tecnologias e custos de instalação de um sistema de tratamento por permuta iónica, para resolução do problema. Para otimizar o processo foram definidos como pontos para instalação dos referidos sistemas o Reservatório de Safara, que permite efetuar o tratamento da água fornecida às localidades de Safara e Santo Aleixo da Restauração, e a ETA do Ardila, que permite efetuar o tratamento da água fornecida a Amareleja e Póvoa de São Miguel.

Com base na necessidade efetiva de intervenção foi aprovada ontem, 19 de julho, a proposta de abertura de procedimento, com vista à celebração de contrato de fornecimento e instalação de dois sistemas de descalcificação para tratamento da água que chega ao Reservatório de Safara e à ETA do Ardila. O custo estimado é de cerca de 60 mil euros e a empresa prevê que até final de setembro a operação esteja concluída.

Face aos problemas de pressão que se têm verificado nas condutas da AgdA, do município e dos residentes, devido à deposição de calcário, e conforme acordado na reunião entre a Câmara de Moura e a empresa, foram ainda dadas orientações aos técnicos do Sistema Guadiana Sul, com particular atenção ao município mourense, para instalação de manómetros à saída dos reservatórios, e permissão de acesso por parte dos técnicos do município e/ou juntas de freguesia.

A Agda informou ainda o Presidente da Câmara de Moura sobre o abastecimento à população do concelho pela água de Alqueva, através do Enxoé, adiantando que está já em curso um conjunto de obras, tendo em vista o transporte de água do Enxoé até Moura, de onde será encaminhada para Safara, Santo Aleixo da Restauração, Santo Amador, Amareleja e Póvoa de São Miguel, num investimento de cerca de nove milhões de euros. Durante o segundo semestre de 2020 todas as obras ficarão concluídas, passando estas populações, incluindo Moura, a receberem água proveniente do Enxoé.

A Câmara Municipal de Moura congratula-se com estes avanços da Agda para resolver os problemas no abastecimento de água aos munícipes, depois da insistência do Presidente da autarquia, Álvaro Azedo, junto da empresa, para que os mesmos fossem solucionados.