FAQ’s – PAYT


Preparámos um conjunto de perguntas e respostas com o intuito de esclarecer e ajudar os munícipes abrangidos pelo PAYT. Qualquer questão que não se encontre listada, poderá ser colocada através dos contactos indicados na área do Gabinete de Apoio ao PAYT.


 

  1. O que sabemos sobre a recolha de lixo porta-a-porta “sistema payt”?
    R: A Resialentejo, em conjunto com os Municípios de Barrancos, Beja, Mértola, Moura, Ourique e Serpa, está a implementar um projeto piloto de recolha porta-a-porta PAYT (Pay-As-You-Throw), ou seja, em que os cidadãos pagam apenas os resíduos efetivamente produzidos. Para além de visar o aumento da deposição correta deste tipo de resíduos com vista à sua reciclagem, este sistema é mais justo para o cidadão, que pode ver deste modo o seu esforço recompensado. Quanto mais reciclar menos vai pagar pelo seu lixo. Este sistema pretende beneficiar os cidadãos que separam corretamente os resíduos.

 

  1. A minha zona está abrangida pela recolha porta-a-porta?
    R: É só verificar se a sua rua faz parte da seguinte lista:

 

  1. O que vai alterar na minha fatura da água?
    R: Com este novo serviço vai deixar de pagar a tarifa variável dos resíduos que era contabilizada pelo consumo da água e vai pagar os resíduos através da compra do “saco preto”. Na sua fatura da água paga três serviços: a água consumida, o saneamento e os resíduos. No que diz respeito aos resíduos, estes são pagos de acordo com os metros cúbicos de água, o que não é justo uma vez que a água que consome não está diretamente relacionada com os resíduos que produz.

 

  1. Posso usar outros sacos que não os disponibilizados pelo Município?
    R: Não. Apenas se podem utilizar os sacos disponibilizados pelo município, uma vez que o que se paga pelo saco não corresponde apenas ao valor do saco mas também ao valor do serviço associado à recolha e encaminhamento dos resíduos para o tratamento adequado.

 

  1. Quais são os sacos que se pagam?
    R: Apenas se pagam os sacos pretos nos quais se deve colocar APENAS o “lixo” que não pode ser encaminhado para reciclagem. Nos sacos pretos deve colocar essencialmente os restos de comida, guardanapos sujos, dejetos de animais domésticos, …

 

  1. Os sacos para os resíduos recicláveis (sacos amarelos e sacos azuis) são gratuitos? E podem obter-se onde?
    R: Sim, são gratuitos. Podem obter-se no mesmo local dos sacos dos resíduos indiferenciados (“saco preto”) uma vez que só recolhemos os sacos levantados no município.

 

  1. O que devo fazer se tiver fraldas?
    R: As fraldas são recolhidas diariamente. Nos dias em que houver recolha do saco preto pode colocar as fraldas dentro deste. Nos dias em que a recolha é do saco amarelo ou azul, as fraldas são colocadas dentro de um saco preto com a etiqueta “Fraldas”. Dentro de pouco tempo o município irá fornecer sacos brancos, gratuitamente, para colocar as fraldas assegurando uma recolha diária das mesmas.

 

  1. O que faço com o vidro?
    R: De momento ainda não existe saco verde mas irá existir a curto prazo. Até lá poderá colocar o vidro dentro de qualquer saco no dia estipulado para essa tipologia.

 

  1. Apenas posso obter sacos de 30L?
    R: Sim. Futuramente, teremos disponíveis:
    – 5 tipos de sacos de 30l – preto, amarelo, azul, verde e branco para fraldas;
    – 4 tipos de sacos de 50L- Preto, amarelo, azul e verde;
    – 4 tipos de sacos de 120L (mais direcionados para o setor HORECA)- Preto, amarelo, azul e verde.

 

  1. O que acontece se eu misturar resíduos urbanos indiferenciados (“lixo comum”) com os resíduos recicláveis (embalagens de plásticos /metal, papel e vidro)?
    R: Uma vez que só o saco dos resíduos indiferenciados (lixo – saco preto) se paga, ao juntar todos os resíduos que produz em sua casa, vai estar a encher mais rápido este saco e, consequentemente, a gastar mais dinheiro pois vai precisar de adquirir mais sacos. Para além disso, não vai estar a ajudar o seu município a melhorar as taxas de reciclagem. É uma responsabilidade de todos nós, contribuir para um melhor ambiente!

 

  1. Quais são as vantagens de estar abrangido pela recolha porta-a-porta?
    R: É mais cómodo, uma vez que não tem que se deslocar até ao contentor. É mais justo, visto que atualmente paga os resíduos em função do consumo de água e não de acordo com os resíduos que produz. É mais fácil, porque basta colocar os seus resíduos à porta nos dias e horários indicados que a Câmara Municipal recolhe. É mais sustentável e irá ajudar bastante no cumprimento das metas de reciclagem estabelecidas para a sua região.

 

  1. O que acontece se não separar corretamente?
    R: Não serão recolhidos os sacos amarelos ou azuis que contenham resíduos indiferenciados (lixo) mesmo que misturados com resíduos seletivos (plástico/ metal e papel/ cartão).

 

  1. Quem me pode esclarecer as dúvidas que tenho em relação a como separar os resíduos?
    R: Pode esclarecer as suas dúvidas no gabinete de apoio no município (no mesmo local onde faz o levantamento dos seus sacos) ou poderá ainda colocar as dúvidas no site www.cm-moura.pt, no Facebook, no Instagram ou através do contacto telefónico 285 250 400.

 

  1. Se houver alterações às datas da recolha, como serei informado?R: Será informado através de um folheto distribuído porta-a-porta e através dos meios de comunicação do município.

 

  1. Se eu deixar os sacos para recolha fora dos horários previstos, o que acontece?
    R: O saco permanecerá nas ruas durante muitas horas atraindo os animais e originando sujidade nas ruas.

 

  1. Devo colocar na rua apenas o saco ou o saco dentro do balde?
    R:
    Sempre que possível, deve colocar o saco dentro do balde para evitar que o mesmo se rasgue e que os resíduos se espalhem.

 

  1. Nos dias em que não há recolha de indiferenciados (“saco preto”) o que devo fazer?
    R: Poderá tentar adaptar a sua produção de resíduos aos dias da recolha, de forma a evitar maus cheiros em casa.

 

  1. O que devo fazer às pilhas usadas?
    R: Poderá colocar num saco e atar ao saco para as embalagens Plástico/metal ou dirigir-se ao pilhão mais próximo da sua casa.

 

  1. O que devo colocar no saco amarelo, azul e verde?
    R: