Galerias Fotográficas

Concelho

Sobral da Adiça

A freguesia de Sobral da Adiça, com uma área de 13830 hectares, está situada junto à Ribeira de Toutalga e dista 21 km da sede de concelho.

Freguesia com uma forte relação com a serra, com os minérios e com a sua exploração, atestada desde tempos antigos (Idade do Bronze / Idade do Ferro). Talvez essa riqueza, nomeadamente em ouro, explique o aparecimento do denominado “Tesouro do Álamo”, um conjunto de joias catalogado como Tesouro Nacional.

Através de diversos documentos relativos à freguesia, sabe-se que Sobral era chamada de São Pedro da Adiça. Depois de uma profanação da Igreja de São Pedro (que ficava fora da aldeia), dá-se a mobilidade da sede da igreja para uma zona possivelmente rodeada por grandes sobreiros e a orientação de culto passou a ser dirigida a Nossa Senhora do Ó. A deserção de moradores de montes para o local de Sobral da Adiça deveu-se certamente às inúmeras incursões dos castelhanos e à fertilidade das terras do atual aglomerado populacional.

Sobral da Adiça contava em 2011 com 1013 habitantes.

Em termos económicos, a freguesia de Sobral da Adiça é muito semelhante às restantes freguesias do concelho de Moura, estando a sua atividade predominantemente ligada ao setor primário, destacando-se a agricultura, a olivicultura e a pecuária, assim como o artesanato da freguesia (ferro forjado, calçado, cestaria de verga, vime e cana e miniaturas de cestos), no entanto, a serralharia civil, a carpintaria, a construção civil e o comércio assumem relevo em termos económicos nesta freguesia.




Estado do Tempo

Programas de Rádio

Website Security Test