Realizou-se no dia 25 de fevereiro, a 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal, no concelho de Moura.

Esta iniciativa, do Plano Nacional de Leitura, decorreu on-line, e, nesta fase, a organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Moura, através da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, e da Rede de Bibliotecas Escolares, e teve a participação de dezenas de alunos das diferentes escolas de todo o concelho.

Numa primeira fase, a fase escolar, foram apurados 18 alunos, representando os 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino.

Nesta segunda fase fizeram parte do júri as professoras Maria Eugénia Araújo e Gertrudes Abrantes, Carmo Cunha, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, José Oliveira, bibliotecário da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues, e Lurdes Balola, vereadora da Câmara Municipal de Moura. Ficaram apurados três alunos de cada ciclo de ensino que irão agora representar o nosso concelho na fase intermunicipal, a realizar no dia 21 abril, em Mértola. Na terceira etapa serão então apurados os representantes do distrito para a final do Concurso Nacional de Leitura.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.