A Câmara Municipal de Moura é responsável pela gestão e manutenção dos espaços verdes do concelho. Neste âmbito está a ser implementada uma estratégia de sustentabilidade para todo território de forma a melhorar a eficiência hídrica no tratamento destes espaços verdes.

O Município de Moura, é um dos primeiros a nível nacional, a iniciar esta sexta-feira, 20 de novembro, a implementação de um projeto-piloto que visa a redução dos volumes de água consumidos através da rega de espaços verdes públicos relvados.

Esta tecnologia inovadora denominada de DryJect, apresentada pela empresa VIBEIRAS, combina o sistema de arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio (SAP), que promove a retenção de água ao nível das raízes, permitindo a disponibilização desta de acordo com as necessidades das plantas.

O ensaio incidirá no relvado localizado na Praça Sacadura Cabral, uma área total de cerca de 1.000m². Como forma de testar esta tecnologia, as regas semanais deste espaço serão reduzidas para metade, sendo monitorizada a evolução e comportamento do relvado.

A Câmara Municipal de Moura ponderará o alargamento da aplicação desta tecnologia a outros espaços verdes em função da avaliação dos resultados obtidos.