No âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local – DLBC Rural estão a decorrer, até 14 de setembro de 2020, concursos para apresentação de candidaturas ao PDR2020, no âmbito dos avisos “Diversificação de atividades na exploração agrícola” e “Pequenos investimentos e comercialização de produtos agrícolas”.

O aviso “Diversificação de atividades na exploração agrícola”, pretende estimular o desenvolvimento, nas explorações agrícolas, de atividades que não sejam de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, criando novas fontes de rendimento e de emprego; bem como contribuir diretamente para a manutenção ou melhoria do rendimento do agregado familiar, a fixação da população, a ocupação do território e o reforço da economia rural. Neste caso o apoio será atribuído através de subsídio não reembolsável, até ao máximo de €150.000 de apoio por beneficiário. A taxa de apoio é de 40% sem criação líquida de posto de trabalho e de 50% com criação líquida de posto de trabalho.

O aviso “Pequenos investimentos e comercialização de produtos agrícolas”, pretende contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas. O apoio a atribuir será na forma de subsídio não reembolsável até ao limite máximo de €150.000 de apoio por beneficiário. A taxa de apoio é de 45%.

Em ambos os casos a área geográfica abrangida por estes concursos é o território de intervenção do GAL Margem Esquerda do Guadiana: Mourão, Barrancos, Moura, Serpa e as freguesias de Santana de Cambas e Corte Pinto no concelho de Mértola.

Mais informações estão disponíveis em www.rotadoguadiana.org.