No âmbito da requalificação do espaço público, inserida na estratégia de desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Moura desenvolveu, através dos seus serviços técnicos, um projeto que visa a requalificação da Rua do Poço e da Rua dos Ourives, em Moura. Este projeto foi alvo de apresentação de candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020, em 19 de dezembro de 2018, tendo o município sido informado esta quinta-feira, 14 de fevereiro, da sua aprovação.

Atualmente estas duas artérias possuem calçada de pedra irregular, apresentando muitas deformações, o que dificulta a drenagem das águas, bem como a mobilidade de pessoas, particularmente as mais idosas.

As ruas do Poço e dos Ourives, ficam localizadas no centro histórico de Moura, muito próximas de um conjunto de ruas intervencionadas há algum tempo atrás, designadamente a Rua 1.º de Dezembro, Rua da Verga e Rua das Molejas. Por este motivo o projeto agora desenvolvido contempla que a reabilitação seja muito idêntica, por forma a promover uma imagem coerente e de continuidade nesta zona da cidade.

A intervenção a levar a cabo prevê, por isso, a colocação de calçada, a existência de uma zona central com uma fiada de dois cubos de granito, o que beneficiará o sistema de drenagem e o encaminhamento das águas para um sumidouro transversal a criar na Rua do Poço. Na Rua dos Ourives está projetada a substituição da caldeira existente – que não está a funcionar em pleno – por uma caldeira em laje de granito perfurado. Tendo em conta o perfil muito reduzido desta artéria, especialmente entre a Rua 1.º de Dezembro e a Rua do Poço, irá ser colocada, uma extensão em laje de granito amarelo. No restante percurso até à Rua Conselheiro Augusto de Castro, será implementada a mesma ideia de eixo central com dois cubos de granito e calçada em ambos os lados.

Ainda no decurso desta intervenção está prevista a remoção de todas as infraestruturas elétricas e de telecomunicações existentes junto às fachadas, à semelhança do que foi feito na Mouraria. Também a luminária será substituída por equipamentos reconhecidos pela EDP, o que irá reduzir os custos de manutenção, dos mesmos. Um dos objetivos é que, num futuro próximo, luminária igual à que será instalada na Rua do Poço e na Rua dos Ourives, seja colocada em todo o centro histórico da cidade.

A candidatura agora aprovada no âmbito do Alentejo 2020, inscreve-se na estratégia do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, representa um investimento total de 128.366,68 euros e conta com uma taxa de cofinanciamento de 85%.